Você sabia que ansiedade, depressão, medo e até dificuldade financeira podem ter sua origem na infância?

Problemas e conflitos atuais, como ansiedade, depressão, medos em geral, dificuldade de relacionamento e até mesmo dificuldade financeira, podem ter sua origem na infância.

Para entendermos como isso acontece precisamos entender como nosso cérebro funciona. O cérebro humano possui 100 bilhões de células ativas, cada célula é capaz de fazer até 10 mil conexões. Imagine a capacidade que o nosso cérebro possui para arquivar as memórias visuais, auditivas, sensações e emoções que podem ter início desde a vida intrauterina.

Nos primeiros anos de vida de uma criança, todo seu comportamento está associado a uma aprendizagem inconsciente. Embora a criança tenha o consciente, ela não tem a consciência dos fatos, ou seja, ela não consegue analisar e distinguir racionalmente o que é fantasia e realidade, ela simplesmente armazena tudo que está acontecendo em seu ambiente. Sua primeira escola de aprendizado comportamental e emocional é a família. A criança está aprendendo inconscientemente com o comportamento de seus pais. Esse aprendizado que pode ser positivo ou negativo. Nosso cérebro aprende por repetição, quando certos padrões comportamentais e emocionais familiares acontecem de forma recorrente. Ele aprende também por intensidade quando experiências traumáticas foram vivenciadas de maneira intensa, tais como: sequestro, abusos, privações físicas e emocionais, guerras, torturas, etc.

De acordo com estudos realizados, algumas fobias, ansiedades, depressão, dificuldades de relacionamento, dificuldade financeira e os traumas podem ter sido desenvolvidos no período de 3 a 7 anos de idade.

Todas as vezes que  uma experiência traumática ocorre na vida de uma criança, seu cérebro arquiva essa experiência de uma maneira disfuncional (fugindo, lutando ou congelando). A experiência traumática fica registrada no seu inconsciente e para sua proteção, seu cérebro irá te proteger te afastando do perigo ou de qualquer experiência semelhante ao trauma.

O Brainspotting é um revolucionário método de psicoterapia, baseado no cérebro, que tem sido usado em diversos países para mudança rápida e efetiva de traumas, crenças limitantes, transtornos de ansiedade, transtornos de estresse pós-traumático, depressão e outros sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *