O papel da Psicoterapia no tratamento de doenças psicossomáticas – OUTUBRO ROSA

O papel da Psicoterapia no tratamento de doenças psicossomáticas – OUTUBRO ROSA

Toda doença é uma manifestação de que algo não está bem internamente. Nosso organismo fabrica o tempo todo células defeituosas, mas também está o tempo todo voltado para detectá-las e combatê-las a fim de manter o equilíbrio saudável.O câncer é uma doença complexa e quando ele se manisfesta, pode ser que o sistema imunológico não esteja conseguindo combater as células defeituosas dando vasão ao desenvolvimento de um tumor.

O câncer, como uma doença psicossomática, é a expressão de um sofrimento, de uma dor interna e que essa dor precisa ser resolvida, ser reajustada. Na Psicoterapia, eu vejo a pessoa e o que aquele sintoma vem denunciar, muitas vezes é a expressão de um sofrimento, trata-se de um trauma na primeira infância ou até mesmo de um padrão de pensamentos, sentimentos e emoções em total desequilíbrio.

E, para evitar que doenças psicossomáticas se desenvolvam, é necessário fazer a prevenção da manifestação da doença, sendo a Psicoterapia o método mais adequado para  trabalhar e limpar os traumas, as emoções contidas, os sentimentos apertados, evitando assim que um câncer se desenvolva. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também contribuem para um organismo saudável e livre de doenças.

Uma das técnicas que venho utilizando com êxito é o Brainspotting que, ao estimular a comunicação entre cérebro e corpo, é possível identificarmos a causa da doença e, consequentemente, reorganizar todo o sistema, ajudar na resolução de conflitos internos, reequilibrar o campo emocional, mudando a fisiologia do organismo e a relação com o mundo. Além disso, essas mudanças elevam a auto-estima, trazendo todos os benefícios de uma vida em equilíbrio saudável, além de incorporar algumas medidas simples e naturais que também ajudam a promover o bem-estar.

Selma Amaro

Psicóloga e Coach

contato@selmaamaro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *