Avaliação de Perfil Comportamental • DISC

História

No início dos anos 20, o psicólogo americano William Moulton Marston desenvolveu uma teoria para explicar as respostas emocionais das pessoas. Até então, trabalhos deste tipo restringiam-se a indivíduos considerados deficientes mentais, mas Marston sonhava em estender estas idéias para avaliar o comportamento de todas as pessoas.

Para testar suas teorias, Marston desenvolveu sua própria técnica para medir estilos comportamentais, utilizando-se de quatro fatores importantes: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Das iniciais em inglês destas palavras, surgiu a sigla DISC, que dá nome a esta técnica.

Em 1926, Marston publicou suas descobertas em um livro intitulado “As Emoções das Pessoas Normais”, que incluía uma breve descrição do sistema desenvolvido por ele. Logo, o método DISC cresceu até se tornar a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo.

Pessoas com estilos similares tendem a exibir características específicas de comportamento comum aquele estilo. Todas as pessoas compartilham destes estilos em diferente graus de intensidade. As iniciais DISC definem 4 estilos de personalidade: Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade.

Dominância – Estilo relacionado à assertividade, poder e controle.

Influência – Estilo relacionado às situações sociais e comunicação.

Estabilidade – Estilo relacionado à paciência, persistência e organização.

Conformidade – Estilo relacionado às regras e processos estruturados e atenção aos detalhes.

 

Os Gráficos DISC

A intensidade de cada estilo D, I, S e C é demonstrada através de 3 gráficos ao final do relatório. Cada gráfico possui um significado próprio e sua interpretação aprofunda ainda mais as informações de um relatório comportamental.

Como a avaliação de Perfil Comportamental pode te ajudar.

  1. Autoconhecimento, através desta ferramenta você identificará qual é o seu estilo comportamental, seu temperamento, suas características gerais, seus valores, suas áreas de desafios, seus medos e a maneira como você se comunica e se motiva. Suas áreas de crescimento pessoal e suas limitações.
  2. Conhecimento do outro ou equipe, através desta ferramenta você aprenderá a identificar o estilo comportamental das pessoas com quem você se relaciona ou equipe de trabalho. Como avaliar e identificar os talentos das pessoas de acordo com suas necessidades de trabalho e cargo.
  3. Carreira, através do estudo do seu perfil comportamental você vai identificar se o seu perfil é empreendedor, influenciador, gestor de pessoas, organizador, analítico, reservado. Para cada perfil existe uma profissão que mais se adequa a sua personalidade. O DISC vai te ajudar na orientação profissional antes ou depois da faculdade na recolocação profissional, na mudança de carreira e para o upgrade da carreira.

Faça a sua avaliação DISC e descubra o seu Perfil Comportamental

 

Contato: contato@selmamaro.com.br

WhatsApp: (11) 99146-7107