Depoimentos

Ângela Maria Argona

  1. O que a empresa ganhou ao investir em você?
    O investimento foi meu. Passei por uma fase de mudança na diretoria de RH e consequentemente preparei-me para a possibilidade de mudança da equipe, que ocorreu em jan/06.
  2. Quais competências foram desenvolvidas?
    Flexibilidade, comunicação, segurança e auto-estima.
  3. Qual foi o resultado do processo de Coaching em seu trabalho? E para a empresa?
    Consegui montar o consultório. Desde que me formei em Psicologia – 1986, queria atuar na área clínica, porém não me sentia preparada. Após esse processo, tive a certeza que sou capaz para este trabalho.
  4. O que o processo de Coaching agregou à sua vida pessoal e profissional?
    Tudo. Esse coaching foi fundamental na busca de conhecimentos em Programação Neurolinguística, que hoje é a base para atendimentos de clientes no consultório e em minha vida.

Selma, você é uma pessoa iluminada e sua participação foi fundamental em minha vida.
Os benefícios diretos para a Gol do meu coaching foram:

Melhores relacionamentos: O coaching reforçou a minha percepção de que manter um bom relacionamento com a equipe, pares e superiores é vital para se conseguir resultados em projetos e outras iniciativas. Mais importante do que a percepção, o coaching, através de técnicas específicas, me ensinou a mapear as oportunidades e riscos específicos em cada relacionamento e a definir estratégias para um relacionamento mais eficiente. A Gol certamente ganha muito com um executivo que executa projetos e outras iniciativas de forma mais eficiente sem precisar perder tempo e energia tratando questões de relacionamento.

Maior foco: O coaching me ajudou a perceber quais são as minhas competências, a definir meu plano de carreira e o plano estratégico e tático para alcançar meus objetivos. Isto levou a uma mudança no meu foco de trabalho na empresa, começando uma nova área: Inovação. O trabalho dessa área visa, em grande parte, o desenvolvimento de novas oportunidades e modelos de negócio e isto é obviamente algo com o qual a Gol ganha muito!

Carlos Alberto Teixeira 
Gerente Geral de Inovação 

 

 

 

Quando me convidaram para fazer o “coaching” eu estava decidido a largar tudo o que fazia e o que tinha, profissional e pessoal.

Comecei o “coaching” por recomendação da companhia e determinado quanto ao rumo que havia decidido tomar. Estava perdido, achando que todos estavam contra mim, eu só reclamava e não agia, não enfrentava os problemas e sim arrumava desculpas para justificar o tinha decidido fazer, largar tudo, ou seja, fugir dos problemas.

Conforme o trabalho do “coaching” foi se desenvolvendo fui percebendo a necessidade de agir, decidir e de enfrentar os problemas de frente.

Gradativamente fui priorizando os problemas de ordem pessoal e profissional procurando as pessoas, expondo as dúvidas, os questionamentos e impondo os limites.

Com o “coaching” aprendi a me valorizar, a enfrentar os problemas com segurança, a ouvir mais e falar menos, mas dizer o necessário. Entender, dentro dos limites, uma postura e conduta.

Neste processo todo o mais difícil é quando a gente percebe que nós temos que mudar para melhorar. É um exercício diário, lembrando a todo minuto, a necessidade dos conceitos básicos.

Selma, muito obrigado por ter me mostrado, orientado e ensinado e enxergar este outro lado de viver e conviver com as pessoas, valorizar e entender o amor e as formas como este vêm a nós.

Um grande abraço;

Carlos Dantas Bastos Neto
Piloto Coordenador

 

O processo de coaching pra mim, trouxe muitos benefícios no campo pessoal, sendo que no campo profissional os resultados foram apenas uma conseqüência.

 

Quando passamos a compreender a “mecânica” do comportamento humano, é possível entender melhor como medir e trabalhar tanto as nossas próprias emoções e sentimentos quanto daqueles que convivem conosco, seja em casa no trabalho ou na sociedade como um todo.

 

No meu caso, os resultados foram percebidos tanto no convívio familiar, trazendo mais harmonia e compreensão dentro de casa, como no trabalho aprendendo a administrar as situações mais adversas do convívio corporativo.

 

Foi um excelente investimento que fiz numa fase importante da minha carreira, com resultados significativos, que apareceram na mesma proporção da minha disposição em mudar e me desenvolver, aceitando minhas próprias limitações e aprendendo a evitá-las.

 

O equilíbrio em tudo, o respeito a individualidade e o compromisso de sempre ser um agente de desenvolvimento, são as principais lições que levei comigo depois de quase 12 meses de consultas de aconselhamento e reflexão com a

Selma.

Wladimir Tinoco

Executivo Financeiro

 

 

 

 

O Processo de Coaching agregou para minha vida pessoal e profissional, desde a definição de objetivos macros até a gestão do tempo. Como lidar com o relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, motivação de equipe, definição de planos estratégicos e aplicações de técnicas comportamentais para uma analise mais detalhada sobre um assunto especifico.

As questões abordadas, durante o processo, foram desde origem pessoal, profissional, carreira, equipe, até esportes e família o que contribuíram para o meu desenvolvimento.

 

As competências desenvolvidas foram:

Qualidade na comunicação

Equipes desmotivadas

Falta de sinergia e objetividade

Falha na condução de pessoas

Stress e desequilíbrio emocional

Baixo comprometimento com resultados

Conflitos entre pessoas e equipes

Produtividade em relação as suas expectativas

Falha no relacionamento com o cliente

 

 

Como líder ganhei:

A experiência de trabalhar com valores e crenças e alinha-los com a meta.

Avaliação das forças e fraquezas dentro e fora da equipe face aos objetivos estabelecidos.

Definição mais clara de planos que permitam alcançar os resultados desejados.

Aproveitamento e produtividade interna com o comprometimento de toda a equipe frente ao desafio factível.

Crescimento quanto ao relacionamento comportamental das pessoas e colaboradores

Paradigma quebrado superando a inferioridade pré-estabelecida por mim.

Reconhecimento do superior imediato, da equipe e superação de minhas fragilidades.

 

A empresa ganhou:

O resultado alcançado por meio de metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e do uso das competências desenvolvidas no coaching.

A empresa não sofreu nenhuma interferência negativa quanto a reestruturação interna da equipe em plena atividade de cumprimento de metas, onde atingimos todas as metas estabelecidas pela organização e a motivação da equipe superou todas as expectativas.

Houve uma pesquisa de clima organizacional quanto à avaliação da minha gestão onde trouxe resultado muito satisfatório, o que confirma o trabalho excepcional realizado pela coach.

 Fernando da Costa
Gerência de Qualidade & Resultados

 

 

 

O processo de coaching me agregou muitas coisas, pois foi a partir do processo que pude refletir sobre os meus objetivos de vida e definir assim uma estratégia para que pudesse alcançá-los.Durante o processo as competências desenvolvidas foram; Assertividade, Autoconfiança e Comunicação.Minha carreira foi redirecionada, o que me proporcionou realizar um trabalho mais adequado ao meu perfil e aspirações.Como líder ganhei melhoria na assertividade e na autoconfiança.A empresa ganhou uma profissional satisfeita e comprometida com o trabalho. Mais eficiente e eficaz nas decisões.

Kelly Leal Antonio de Mattos

Gerência de Gestão de Pessoas    

 

 

 

 

O processo de coaching agregou na minha vida pessoal e profissional a visão de que, diferente do senso comum, liderança não é algo simplesmente inato e sim uma habilidade que deve ser cotidianamente desenvolvida. A percepção em entender e compreender o outro. E que nós, enquanto líderes, não devemos nos cobrar de maneira exagerada, pois isso acaba refletindo de maneira negativa para a equipe.

Minha missão sobre “ser líder” mudou muito. Agora para mim, o mais importante é direcionar a liderança para as pessoas que executam processos, e não o contrário.

Uma readequação de valores, pois compreendi que liderança é algo que deve ser trabalhado cotidianamente. É uma tarefa difícil, porém a cada novo passo e conquista, o resultado se mostra muito gratificante.

A principal competência desenvolvida neste processo foi, com certeza, ouvir mais a equipe. Também acredito que, através disso, podemos conhecer melhor cada membro do nosso time e desenvolver nossa capacidade de saber lidar com eles, pois afinal, cada um deve ser elogiado, cobrado, ensinado e posicionado de uma maneira, sempre respeitando o comportamento e as habilidades individuais.

E como conseqüência, sem dúvida, a paciência.

Delegar as atividades e esperar o retorno não tem sido uma tarefa tão “dura” como antes. O comprometimento da equipe é muito maior e isso gerou uma grande melhoria nos resultados. O reflexo de nosso ambiente de trabalho é muito perceptível em nosso atendimento ao publico externo. Posso afirmar que atendemos com qualidade e na maioria das vezes, antes dos prazos.

Como líder ganhei, sobretudo a melhoria nos resultados e na convivência com a equipe. Ser líder não é mais uma preocupação e sim um prazer.

Uma equipe que tem prazer em trabalhar, ótimos resultados e uma líder menos rude e mais ativa.

Uma equipe comprometida, dedicada e responsável.

 

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Coordenadoria Centro de Documentação e Memória  

 

 

 

 

O Processo de Coaching me agregou conhecimentos, liberdade de expressão, desenvoltura e clareza para realizar as atividades propostas.
Durante o processo foi desenvolvida a liderança para obter resultados favoráveis.
Como líder ganhei mais desenvoltura, agilidade, clareza, desempenho, atitude.
Hoje consigo trabalhar com mais objetividade, com mais rapidez, sendo espontânea e clara nas atitudes tomadas. Não tendo medo das reações alheias, apesar de algumas dificuldades ainda encontradas com a equipe.
O clima melhorou e com isso a equipe apresentou melhores resultados e melhoras no atendimento dos clientes internos.

Ao investir em mim a empresa ganhou uma nova líder, que sabe identificar e corrigir no menor tempo possível as dificuldades. Ajudando sempre o outro nas dificuldades também.

Katarina de Assis Barros

Gerente de Aeroporto

 

 

 

Realizamos uma constelação organizacional em nossa empresa e como conseqüência houve um reeqüilíbrio de forças que permitiu maior integração dos times e um ambiente extremamente benéfico para os negócios. Os profissionais ganharam foco e os resultados apareceram rapidamente.

 

Marta Dourado

Presidente da Fundamento Comunicação Empresarial

 

 

Resolvi fazer a Constelação Organizacional num momento de grande mudança na minha carreira. Depois de vários anos trabalhando em grandes empresas resolvi seguir a “carreira solo”.

 

Montei uma pequena empresa para atender a demanda de clientes e trabalhos que tinha.   Um dos maiores problemas que estava enfrentando era com a remuneração pelos trabalhos realizados, o espaço físico, funcionários, clientes e minha profissão, ou seja, a gestão do negócio.

 

A Constelação foi muito importante para tomar consciência do momento profissional que eu estava vivendo. Foi tão esclarecedora que me deu força e confiança para encarar várias questões que se confundiam e nas quais eu não atuava efetivamente.

 

Após a Constelação as mudanças começaram a aparecer de forma impressionante.

Assumi com profundidade a parte financeira e mexi na estrutura da empresa reorganizando as tarefas e a equipe.

 

EspaçoNovo Projeto de Arquitetura S/S Ltda.

 

 

 

 

 

 

Prezada Selma,

 

Sem demagogia alguma, após a experiência do coaching considero minha vida em duas fases:

 

Pré – Coaching e Pós – Coaching

 

O coaching alargou minha visão, o que era antes fechado e focado nos processos, agora é focado na estratégia e meta, baseado na cumplicidade com a equipe, bem estar dos colaboradores e sucesso da empresa.

Barreiras antes criadas no decorrer de minha vida caíram por terra após o treinamento, antes do processo elas se organizavam, tornando a tona sentimentos de insegurança, medo, ansiedade, angústia e principalmente descontrole emocional, que por vezes desagregava e gerava desmotivação em minha equipe e na minha vida pessoal. Não entendam como um processo milagroso. Para o sucesso se faz obrigatório aceitar que algo não vai bem e que continuamente devemos exercitar o poder da paciência e flexibilidade com o ser humano. Tão estranho é assumir que o coaching me foi proporcionado para atingir minha liderança e gestão administrativa, e que além dela atingiu meu pensar e visão para com o circulo de convivência e local onde me encontro inserido (Planeta Terra).

Considero após o processo uma melhora sem precedentes em minha gestão administrativa e de liderança… Porém o maior impacto e a maior mudança é que “Agora sou gestor da minha vida”

 

Alberto Prates dos Santos Junior

Heavy Maintenance Manager